Orientações sobre a renovação de matrícula e a nova codificação de disciplinas dos departamentos do CTS

05/12/2017 15:51

Prezado(a)s estudantes,

A renovação de matrícula está regulamentada nos artigos 41 e 42 da resolução 17/CUn/97. Na UFSC, a renovação é responsabilidade do(a) estudante e é realizada on line no sistema acadêmico CAGr (http://cagr.sistemas.ufsc.br/) em período estabelecido no calendário acadêmico, conforme abaixo:

ATIVIDADE DATA
Renovação de matrícula dos veteranos no CAGr 05/Dez/2017 a 11/Dez/2017  15/12/2017.
Resultado no espelho de matrícula no CAGr 08/Fev/2018
Ajuste on line de matrícula dos veteranos 09/Fev/2018 a 14/Fev/2018
Resultado do ajuste de matrícula no sistema 22/Fev/2018
Início do semestre 2018/1 26/Fev/2018

O(a)s estudantes têm o período de renovação e ajuste on line para fazer a rematrícula. Desta forma, é compromisso de cada um não perder os prazos, proceder à renovação e consultar o resultado, pois a solicitação de matrícula não garante a vaga na disciplina. É preciso consultar o resultado, que é processado posteriormente, no espelho de matrícula. O preenchimento das vagas segue o art. 42 da resolução n° 17/Cun/97.

Ainda, o ajuste excepcional (presencial) é solicitado apenas para situações de força maior, em que o(a) estudante não consegue realizar a matrícula on line, como: formandos, estágios, estudantes abaixo da carga horária mínima semanal, entre outros. Situações que não são dessa natureza, as coordenações de curso não avaliam/consideram.

Como é feita a renovação de matrícula?

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o  MANUAL DE MATRÍCULA e um vídeo tutorial: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=xsohe5Z6VpI.

Além deste material, a instituição também conta com o MatrUFSC,  um aplicativo web simulador de grade de horários para matrículas da graduação da UFSC.

O que mudou na rematrícula com a criação dos departamentos?

Com a criação no Campus Araranguá do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) e dentro do Centro dos departamentos de ensino, os códigos das disciplinas e das salas foram modificados. A alteração ocorreu apenas com a mudança das siglas, o número e nome das disciplinas se mantiveram. Exemplo: ARA7101 – Cálculo I é equivalente a FQM7101 – Cálculo I. Para consultar os códigos novos, verifiquem o currículo do curso que estão vinculados.

No sistema acadêmico, a partir do semestre 2018/1, vocês encontrarão a sigla CTS para indicar o nosso centro e as seguintes siglas para indicar os departamentos/coordenadorias especiais:

-Disciplinas com sigla FQM – Pertencentes à Coordenadoria Especial em Física, Química e Matemática;

-Disciplinas com sigla CIT – Pertencentes à Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação;

-Disciplinas com sigla DEC – Pertencentes ao Departamento de Computação;

-Disciplinas com sigla EES – Pertencentes ao Departamento de Energia e Sustentabilidade;

-Disciplinas com sigla DCS – Pertencentes ao Departamento de Ciências da Saúde.

Quanto aos horários das aulas, já estão disponíveis no sistema acadêmico em CADASTRO DE TURMAS.

Mais informações, verifiquem nos sites de cada curso de graduação!

Quaisquer dúvidas, entrem em contato pelo e-mail sig.cts.ara@contato.ufsc.br ou telefones da SIG.

Atenciosamente

Juliana Pires