Colação de Grau em gabinete

Regulamento da Colação de Grau em Gabinete no Centro Araranguá

 Resolução n 01-ARA-2017 normativa de colação de grau em gabinete

Fluxos da Colação de Grau em Gabinete no Centro Araranguá

Objetivo: Colação de Grau em casos de impedimento de participação na cerimônia formal (oficial) na data definida pela Administração Central da UFSC.

Obs: A data de colação de grau em gabinete será definida entre a Secretaria Integrada de Graduação e secretaria de Apoio à Direção do Centro antes do início das solicitações dos estudantes com ampla divulgação.

1. Apresentação da demanda – Responsabilidade da Secretaria Integrada de Graduação (SIG):

1º passo: Definição de data-limite para solicitação da colação de grau em gabinete (ver data-limite dos formulários para desenho do diploma) e divulgação aos formandos.

2º passo: Aluno comparece à SIG e formaliza a solicitação de colação de grau em gabinete dentro do prazo estipulado pela secretaria de acordo com o calendário acadêmico.

3º passo: Solicitação deve conter documentação necessária para conclusão de curso e justificativa. Se for pedido feito através de procuração pública, a mesma deve conter o inteiro teor do juramento do curso.
4º passo: A SIG envia pedido à coordenação de curso que analisa a integralização curricular e a justificativa do pedido, conforme normativa do Centro.

5º passo: A SIG encaminha processo à Secretaria de apoio à Direção do Centro (SAD) Araranguá e mantém arquivo atualizado com a relação dos formandos que colaram grau em separado, inclusive, daqueles que desejam participar da cerimônia oficial de formatura.

2. Preparação do cerimonial – Responsabilidade da Secretaria de Apoio à Direção do Centro Araranguá (SAD)
1º passo: A SAD recebe o processo de formatura e prepara o cerimonial:
• Agendamento com as partes envolvidas: formando e Diretor do Centro Araranguá;
• Junta ao processo de formatura o texto de juramento e termo de colação de grau.

3. Realização do Cerimonial – Responsabilidade da Direção do Centro Araranguá
1º passo: Na data agendada, com as presenças do formando; Diretor do Centro; representante SAD, responsável cerimonial; é realizado o cerimonial e lavrado o termo de colação de grau pela SAD.

4. Encerramento do Cerimonial – Responsabilidade da secretaria de apoio à Direção do Centro Araranguá (SAD)

1º passo: Distribuição da documentação e do processo administrativo da colação de grau:
• Termos de colação de grau: 1ª via: ao aluno, 2ª via: anexado ao processo, 3ª via: Arquivada na secretaria de apoio à direção;
• Processo deve ser encaminhado ao DAE e uma cópia do termo deve ser encaminhada à SIG para controle e fins de avaliação externa.